sexta-feira, 30 de abril de 2010

"Joana Vasconcelos" por Alice Palhano

“Tento partir de objectos que toda a gente pode ter em casa, conceptualizá-los, oferecer-lhes uma nova vida, uma nova forma e, depois, torná-los parte de um objecto maior. Há toda uma mudança de escala até atingir a relação com a arquitectura.
Esclarece Joana Vasconcelos
Alice Palhano

segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Pelo Alqueva rio acima" por Vanda Sôlho

Há quem diga que o Alentejo “não é um lugar, é um estado de alma”. Efectivamente, fica-se com a alma em paz quando se percorrem as águas tranquilas do grande Lago do Alqueva e se espreguiça o olhar pela beleza serena das suas margens.
Vanda Sôlho

sexta-feira, 23 de abril de 2010

"Lousal com futuro" por Eduarda Gonçalves

Na Primavera, o Alentejo parece um jardim...
Descobrir o Lousal, no concelho de Grândola, no coração do Alentejo,é um irrecusável convite.
Por toda a sua história ligada à Mina, pelas suas belezas naturais, a simpatia da sua gente, as tradições e as modernas propostas científico-culturais...
E será uma inesquecível experiência... a repetir.
Eduarda Gonçalves

domingo, 18 de abril de 2010

"Palácio Nacional de Queluz-O Palácio" por José Venâncio

"O Palácio e os seus jardins constituem um notável conjunto monumental que apresenta uma vivência intimista da corte portuguesa de Setecentos, ao mesmo tempo que representa momentos de extraordinária relevância histórica e de afirmação do poder real.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

"Férias em Veneza" por Alexandrina Pereira

Viajar pelos estreitos canais da bonita cidade de Veneza é abrir as portas ao romatismo. À cor verde-esmeralda das águas por onde passam as gôndolas, junta-se o colorido das vestes dos gôndoleiros.

domingo, 11 de abril de 2010

"Sol de Inverno em Alcochete" por anna netto

Alcochete nasceu em 1469, e contínua a ser desde finais do século XIX uma zona de veraneio muito aprecida pelos lisboetas, e não só. Com a Ponte Vasco da Gama e outras vias a sua população aumentou e ficou com acessos privilegiados a todo o país.
Visitar esta vila portuguesa é também poder passar na praia uma tarde soalheira de Inverno, entre desportos radicais como moto 4, parapente e outros… vividos na margem sul do Estuário do Tejo.
anna netto

quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Palácio de Queluz - Os Jardins" por José Venâncio

"Os jardins do Palácio Nacional de Queluz abrangem cerca de dezasseis hectares da antiga Real Quinta de Queluz e formam uma unidade com o edifício, cujas fachadas principais se desenvolvem sobre os jardins. A estatuária, que pontua os eixos principais, é aqui um elemento constante e a mitologia clássica a principal inspiração.

in: Palácio Nacional de Queluz-Jardins "

terça-feira, 6 de abril de 2010

"Ponte 25 de Abril" por Fernando Neves

PONTE 25 DE ABRIL
A sua grandeza e imponência está patente no facto de, à data, ter sido a 5ª. Ponte suspensa (ponte pênsil) maior do mundo.
As consequências resultantes desta travessia estimulou o crescimento económico e turístico do Sul com destaque para a região do Algarve.
Inaugurada em 6-AGO-1966 para o tráfego de veículos automóvel. Em 30-JUL-1999 inaugurado o novo tabuleiro para o tráfego ferroviário.
Fernando Neves

sábado, 3 de abril de 2010

"Torrão-Procissão de Nª Sª da Assunção" por Josefa Madaleno

No dia 15 de Agosto realiza-se no Torrão, a tradicional procissão de Nª Sª da Assunção. Todos os anos, neste dia, o Torrão recebe os seus filhos ausentes que regressam para tomar parte nesta manifestação de fé e para matar saudades da Terra, dos seus familiares e amigos.
Josefa Madaleno