segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Pontes Romanas" por Virgínia Carvalho

Vias importantes para a defesa e desenvolvimento do Império Romano, eram utilizadas para o transporte de colunas de legionários, mercadorias e cereais. A técnica de construção suportada em robusta cantaria, utilizada na arquitectura nos séculos I e II da era cristã, revela um simétrico equilíbrio de uma extraordinária beleza entre as várias partes.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"Borboletas" por Ermelinda Ferreira

As borboletas são insectos delicados, mas lindos!
Para chegar à fase adulta (borboleta) sofre quatro metamorfoses: ovo, lagarta, casulo e… borboleta.
São polinizadoras sendo fundamentais para a dispersão das plantas cujo pólen pode ser levado a grandes distâncias.
Há algo de “mágico” na transformação duma lagarta numa bela borboleta!
Ermelinda Ferreira

sábado, 19 de fevereiro de 2011

"À Volta da Pousada e do Castelo de Palmela" por anna netto

Do alto de uma imponente colina situa-se o Castelo de Palmela e no seu interior, foi construída a Pousada de Santiago. A Igreja de Santa Maria, também dentro da cerca do Castelo e junto à torre de menagem, conserva traços da edificação renascença.

Desfruta-se uma vista panorâmica magnifica sobre a cidade de Setúbal e os campos circundantes, que alguns reclamam, como a mais ampla e bela do nosso País que é Portugal.

anna netto


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Torrão Medieval (Alentejo) por Josefa Madalena

Alentejo Torrão Medieval
Evento realizado na vila do Torrão com a participação das crianças do Infantário, das Escolas, Tempos Livres e Idosos do Lar do Torrão testemunhos demonstrativos da época medieval.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

"Toledo capital de Castilha la Mancha- parte I" por F. Neves


Toledo – Capital de Castilla La-Mancha
Há que percorrer os bairros convencionais longe do tráfego profano, no sossego prateado da noite, contemplar a cidade desde o vale, antes do amanhecer, e ver o sol dourar a policromia ocre dos tijolos e o cinza granito dos portões ou, perder-se no labirinto das ruas, durante o crepúsculo, quando a cidade perde o seu pulso e imerge o fascínio da sua magia.
Fernando Neves

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"Filigranas" por Maria Antonieta Mantas

Filigrana é um trabalho ornamental feito por fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal usado é ouro ou prata, embora também se possam usar outros metais.

Estas peças encontram-se mais na Região Norte de Portugal e são usadas no vestido de noiva tradicional e também nos ranchos folclóricos do Minho.

Maria Antonieta Mantas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

“Cataratas do Iguaçu (parte 1 - a Água)” por José Venâncio

BRASIL 2005
“Reprise” do vídeo publicado em 13 de Junho de 2009, agora num formato melhorado. Se desejar visualizar a anterior publicação clique aqui.
Este  testemunho sobre a 1ª parte da Foz de Iguaçu que contempla a parte Brasileira bem como o seu posicionamento geográfico.
A Foz do Iguaçu e toda a sua envolvente, quer em termos de Natureza, quer em termos de vida animal é um hino à natureza e sobretudo a uma da suas componentes mais importantes, a Água
José Venâncio

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Artesanato de Gregório Figueiredo" por F. Neves


Evento com especial interesse para todos os que gostam de bricolage nesta vertente que é o artesanato e que não poderíamos deixar de aqui divulgar.
Esta é uma referência no campo do artesanato, mas também por todo o contributo que tem dado na divulgação do Artesanato Nacional e Internacional. Poderá ver artes e ofícios ligados aos materiais como a madeira de azinho e oliveira por excelência.

Fernando Neves

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Lago Como" por Fernanda Resende


O percurso ao longo do Lago Como, em Itália, oferece-nos uma paisagem deslumbrante de grande beleza natural, recortada por magníficos vales, montanhas e jardins verdejantes. Nas margens deste Lago situam-se pequenas cidades onde predomina a arquitectura gótica e renascentista, pitorescas aldeias de ruelas estreitas, e fascinantes mansões senhoriais.