sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"S. Miguel - Açores" por Teresa Branco

S. Miguel, no Arquipélago dos Açores, é uma ilha vulcânica, semeada de lagos e lagoas de rara beleza.     A sua natureza vulcânica é visível na  "Área das Caldeiras" onde, principalmente os turistas, vão ver desenterrar o famoso  "Cozido das Furnas".  
Música:  Abana Casaca Abana – Grupo Folclórico dos Açores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"Brueghel" por Constantino Teles

Foi um pintor de multidões e de cenas populares, com uma vitalidade tal que transborda do quadro. Além da sua predilecção por paisagens, pintou quadros que realçavam o absurdo na vulgaridade, expondo as fraquezas e loucuras humanas, que lhe trouxeram muita fama. A mais óbvia influência sobre sua arte é de Hieronymus Bosch, em particular no início dos estudos de imagens demoníacas, como o "Triunfo da Morte" e "Dulle Griet". Música extraída da «net». 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Roma Monumental" por Fernanda Resende


Roma, símbolo da Civilização Romana e do Renascimento.Visitar Roma é conhecer uma cidade em que passado e presente se encontram lado a lado.Cidade de história e de artes, de ruínas seculares e monumentos grandiosos que surgem ao virar de cada esquina. Palácios monumentais, praças, fontes museus, igrejas e basílicas fazem  parte do vasto património arquitectural e monumental de Roma.
Música de Ennio Morricone

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"Tomar - cidade Templária" por Fernando Neves

Tomar é uma lindíssima cidade, sede de concelho, da região Centro do País, situada nas bonitas margens do rio Nabão, bem na lezíria Ribatejana, e uma das cidades históricas de Portugal, conquistada ao Mouros em 1147 pelo Rei  D. Afonso Henriques, foi então doada aos Templários em 1159Esta é uma região ocupada pelo homem desde há longos tempos, apresentando o bonito vale do Nabão vestígios que recuam ao período paleolítico. Música: Lopes Graça - Divertimento (ESART - Luís Carvalho)


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Cabo da Roca" por anna netto

Cabo da Roca,  “Aqui... Onde a terra se acaba e o mar começa” diz Luís Vaz de Camões, n´Os Lusíadas, situa-se no ponto mais ocidental de Portugal e da Europa, na freguesia de Colares, concelho de Sintra e distrito de Lisboa, precipitando-se sobre o Oceano Atlântico. Música: Itzhak Perlman-Violin Concerto in A minor, RV 356 Op, 3 Nº 6