Dos alunos, para os alunos e para a comunidade. Viver e Aprender. Para mais informação ver "Objectivos e Informação" Sábado, 4 de Outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Dos alunos, para os alunos e para a comunidade. Viver e Aprender. Para mais informação ver "Objectivos e Informação" Sábado, 4 de Outubro de 2008
Obrigado prof. José Gonçalves, por nos recordar o belo conto "A Abóbada", de A. Herculano, onde este romântico revela todo o seu grande amor pela pátria.
ResponderEliminarA Abóbada da sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha é o centro deste conto. Afonso Domingues, que se desdobrou para colocar D. João I no trono, estava construindo o mosteiro da Batalha e no projeto fez uma abóbada incrível.
Mas em 1.401 ficou cego e o rei, D. João I, sob a má influência dos seus conselheiros, resolveu chamar um arquiteto irlandês, mestre Ouguet, para concluir o projeto do mosteiro.
Mestre Ouguet alterou o projeto da abóbada e, logo depois da obra terminada, a abóbada desabou.
D. João I, então, chama Afonso, restitui-lhe o emprego, que este aceita após muitas desculpas da parte do rei. Ele então passa três dias em jejum debaixo da abóbada e morre quando conclui que esta, tal como a projectou, não cairá. Ouguet, que antes desdenhava de Afonso pois estava velho e cego, torna-se seu admirador.
O que transparece neste conto é principalmente o nacionalismo de Herculano: o português honrado e que fora guerreiro estava certo, e o estrangeiro arrogante (bretão) estava errado e arrepende-se humildemente no final.
Realmente deve ter sido um quebra cabeças conseguir erguer catedrais,suportar abòbodas...gosto de as apreciar e apreciei o seu video. Recomendo-lhe um livro sobre o tema,escrito por Ken Follet-" Os Pilares da Terra". Sublime
ResponderEliminarana teresa
Excelente registo de uma obra feérica. Seria interessante conhecer o projeto arquitetónico. Parabéns pelo vídeo.
ResponderEliminar