quarta-feira, 31 de março de 2010

"Giotto" por Constantino Teles

Giotto,o mais importante pintor italiano do sec.XIV, foi díscipulo de Cimabue e tem sido considerado ao longo dos tempos como o pai da pintura europeia e o seu primeiro grande mestre.Foi bem sucedido na inovação, originada pela sua genialidade, de um verdadeiro regresso às ideias clássicas e na expressão em arte da nova humanidade, que S. Francisco tinha trazido à religião no séc. XIII. Nos seus trabalhos os seres humanos são tema dominante e desempenham com dedicada paixão a sua parte no grande drama cristão do sacrifício e redenção.
Constantino Teles

domingo, 28 de março de 2010

"Forte de Sant'Iago do Outão" por Vanda Sôlho


Protegido pela serra, abraçado pelo rio, o forte de Sant’Iago do Outão é um dos muitos testemunhos da nossa história, da história de um povo que nasceu com os olhos postos no mar.
Vanda Sôlho


sexta-feira, 26 de março de 2010

"O Céu visto da Terra" - por Manuel J. Soares

Esta nossa passagem pela terra é tão rápida, que nos distraímos com as mais diversas preocupações.
E, deixamos de lado, coisas tão simples e belas dignas da maior atenção como seja a própria natureza.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Comunicação aos Nossos Visitantes

Caro Visitante do nosso blogue

Durante o ultimo mês introduzimos diversas novidades que espero tenham sido do seu agrado.

  • De facto criamos o “Correio do Visitante” onde pode enviar uma mensagem ao Grupo Redactorial que terá todo o gosto em lhe responder,
  • criamos um canal no YouTube e
  • lançamos uma barra inferior que lhe permite fazer pesquisas rápidas, visualizar o nosso canal no YouTube sem sair da página, visualizar a nossa galeria de fotos recentemente criada, traduzir o nosso blogue e partilhar o mesmo

Durante este mês também participamos no Super Blog Awards na categoria de Multimédia. A votação do publico terminará hoje mas gostaríamos de desde já de agradecer o seu apoio que nos coloca, de momento, em 6º Lugar entre 50 blogues concorrentes nesta categoria. OBRIGADO.

Como pode verificar pelo contador estamos quase a atingir o numero 5000 de visitantes exclusivos.

Estamos muito orgulhosos deste e de outros números, que oportunamente divulgaremos, de um blogue completamente amador, elaborado com muita carolice e sobretudo com muito carinho.

Sobretudo estamos particularmente orgulhosos porque que os vídeos nele contido são produzidos por nós (“Jovens” acima dos 50 e abaixo dos 90 anos).

No sentido de comemorar este marco informamos que vamos renovar a imagem do blogue de modo a que fique mais leve, menos cansativo em termos visuais, com mais funcionalidades mas e sobretudo que os nossos vídeos nele publicados tenham uma exposição superior.

Espero que seja do seu agrado. Se tiver alguma sugestão diga-nos qual através do “Correio do Visitante”.

A Todos Muito Obrigado pela vossa preferência.

A Multimédia da Uniseti

terça-feira, 23 de março de 2010

"Quinta da Regaleira" Triologia por José Venâncio

Quinta da Regaleira, a união entre a História Nacional e o lado mítico e esotérico, associado à serra de Sintra, aqui documentado numa triologia à sua beleza.
- Qta da Regaleira (Parte 1) - Jardins e sua Envolvência (inclui Introdução)

- Qta da Regaleira (Parte 2) - Capela da Santíssima Trindade


- Qta da Regaleira (Parte 3) - O Palácio dos Milhões

domingo, 21 de março de 2010

"Calçada Portuguesa" por Maria Antonieta Mantas

A calçada portuguesa surgiu no século XIX e é definida por um pavimento composto por pedras irregulares, de calcário e basalto, de reduzidas dimensões. É trabalhada, geralmente, em desenhos geométricos nas cores preto e branco, no entanto, também se vê noutras cores. Executada, artesanalmente, por calceteiros, a sua extracção ocorre nas serras de Aire e Candeeiros.
Maria Antonieta Mantas


sexta-feira, 19 de março de 2010

"Ottawa Mercado de rua" por Ermelinda Ferreira

No Verão, na cidade de Ottawa - Canadá, fazem o Mercado de rua que é o mais antigo e maior mercado público.
Atrai não só muitos habitantes, mas principalmente turistas.
Nessa área encontram-se galerias d'arte, cafés, restaurantes, salões de cabeleireiro e estética, lojas e muito mais...
Ermelinda Ferreira




quarta-feira, 17 de março de 2010

"Vieira da Silva - Colectânea", por Constantino Teles


Em continuidade da 1ª parte sobre "Vieira da Silva" anteriormente publicada, aqui resumimos as diversas partes desta colectânea com os comentários do autor, Constantino Teles.

2.ª Parte - "Pintora de temas essencialmente urbanos, a sua pintura revela, desde muito cedo, uma preocupação com o espaço e a profundidade"

3.ª Parte - "A abstracção a partir da figuração, foi seu grande caminho, seus jogos com perspectiva, linhas, quadrados e estruturas modulares em vibração no plano"



4.ª Parte - "A sua interrogação do mundo é elaborada e constante. Procura incessantemente vias de acesso a um conhecimento superior"


segunda-feira, 15 de março de 2010

"Algarve 2010" por Helena Pedroso

António Henrique Silva,
Poeta e músico algarvio nasceu em Paderne, Albufeira a 17/11/1932.
Tem vários CDs gravados de fado, baladas e poesia com temas de letra e música da sua autoria.
A minha homenagem a este amigo que desde sempre disponibilizou toda a sua obra para eu usar como banda sonora nos meus trabalhos.
Obrigada Henrique!
Helena Pedroso

sexta-feira, 12 de março de 2010

" Na Rota do Azulejo" por Eduarda Gonçalves

AZULEJOS, pequenas pedras lisas, polidas, mono ou policromáticas que o Homem tem trabalhado e utilizado ao longo de séculos.
Associados com engenho, os azulejos compõem páginas de História, textos sagrados, íntimos estados de alma... e, quase sempre, singulares obras de arte.
Eduarda Gonçalves

terça-feira, 9 de março de 2010

"Mercado do Livramento Setúbal" por anna netto

Contemplar o Rio Sado, olhar para Tróia,atravessar a Serra da Arrábida, ir ao Mercado do Livramento, conviver e comprar peixe fresco e laranjas para a refeição, entre outras coisas... é um privilégio dos Setubalenses que se orgulham da sua cidade. Venham visitar-nos.

sábado, 6 de março de 2010

"Epopeia Marítima" por Fernando Neves

Ao longo do século XIV, toda a Europa atravessava uma grave crise económica. Portugal não era excepção. Todos os grupos sociais procuravam expandir-se em busca de uma nova vida, mas a paz com Castela cedo definiu as fronteiras portuguesas. O contacto com o mar fez-nos um povo de marinheiros e pescadores, atraídos pelo desconhecido. A situação geofísica de Portugal, a sudoeste da Europa, com o Atlântico a poente e uma costa dotada de bons portos, era propícia à navegação. O país voltava-se para o mar e lançava-se na Expansão Marítima.
Fernando Neves

quarta-feira, 3 de março de 2010

"Carnaval Sesimbra 2010", por Manuel J. Soares

Sesimbra, pequena vila piscatória, anima-se todos os anos com o Carnaval durante uma semana e atrai milhares de visitantes que, como eu, são atraídos pela animação e tradição das cegadas, pela música, cor e movimento dos desfiles das Escolas de Samba. Registo alguns desses momentos.
Manuel J. Soares