sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Kenya e Tanzânia" por Teresa Branco

Países Africanos: Quénia e Tanzânia onde esperamos ver, nos muitos parques (Lake Manyara, Arusha, Nakuru, Serengeti, Tsavo…), animais
selvagens no seu habitat natural.
Teresa Branco


segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Miguel Ângelo" por Constantino Teles

Miguel Ângelo Buonarroti, grande mestre escultor, pintor e arquitecto do alto renascimento italiano,foi um dos maiores artistas de todos os tempos e exerceu uma influência sem paralelo no desenvolvimento da arte no ocidente. O seu mundo é um mundo de gigantes, deuses ou heróis, em que a figura humana, esplendorosamente nua, se apresenta fortemente idealizada, num sentido de grandeza e de perfeição.
Constantino Teles




quinta-feira, 15 de julho de 2010

“Lembranças da Primavera” por Eduarda Gonçalves

Vanicelos...
Ciclicamente, a Primavera visita o Parque. Veste-o de verde e matiza-o ao som de doces gorgeios.
Depois parte, mas ficam as agradáveis lembranças...
Eduarda Gonçalves

domingo, 11 de julho de 2010

"Moinhos de Setúbal" por Vanda Sôlho

Os 15 anos que separam estas imagens são testemunho de que o passar do tempo não significa necessariamente fenecer, antes sim melhorar e enriquecer.
Vanda Sôlho

quarta-feira, 7 de julho de 2010

"Jan Van Eyck" por Constantino Teles

Jan Van Eyck, pintor do Gótico Final, é tradicionalmente aclamado como o fundador da pintura flamenga e os seus estudiosos consideram que as suas raízes artísticas têm origem nas iluminuras dos manuscritos medievais.
As suas pinturas caracterizam-se pelo naturalismo, simbolismo (encheu-as com símbolos religiosos disfarçados de objectos comuns), luminosidade, graça e delicadeza.
Constantino Teles


sábado, 3 de julho de 2010

"Rosa Branca" por José Venâncio

Eu, também, nasci numa ilha onde crescem as palmeiras mas onde as rosas são de porcelana.
Ao longo da minha vida sempre cultivei a amizade.
Durante as minha vivência tive o grato prazer de ver um filme chamado "Havana Cidade Perdida" realizado por Andy Garcia em que ele representa, excelentemente, o papel principal.
Nas cenas finais do filme há uma parte em que a saudade da sua ilha natal (Cuba) é excelentemente retratada com poemas de um grande poeta cubano, José Martí e com uma musica de fundo muito bonita, "Cuba Linda".
Foi com este momento, em que eu me retrato, que procurei passar para este pequeno vídeo com imagens da minha ilha, São Tomé.
José Venãncio